5 de janeiro de 2026
Primeiro Challenger 75 do continente em 2026 acontece de 19 a 25 de janeiro
O Itajaí Open de Tênis abre a temporada de torneios Challenger no Brasil e também será o primeiro ATP Challenger 75 disputado no continente em 2026. O evento acontece de 19 a 25 de janeiro, nas quadras de saibro do Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), e já conta com sete dos oito melhores brasileiros do ranking da ATP confirmados na chave principal.
Com premiação total de US$ 107 mil e 75 pontos no ranking para o campeão, o torneio terá Thiago Monteiro, João Lucas Reis, Thiago Wild, Felipe Meligeni, Pedro Boscardin, Matheus Pucinelli e Gustavo Heide entre os inscritos. O principal favorito ao título é o taiwanês Chun-Hsin Tseng, atual 124º do mundo. O último inscrito na chave é o romeno Gabi Adrian Boitan, 326º.
O Brasil ainda pode ampliar sua presença na chave principal, já que outros seis atletas disputam o qualifying, que oferece seis vagas. Além disso, a organização ainda divulgará três wild cards.
Para o diretor do torneio, Danilo Marcelino, o alto nível da chave reforça a importância do evento no calendário.
“Ter praticamente toda a elite do tênis brasileiro reunida em Itajaí mostra a força do torneio logo na sua primeira edição. É um Challenger que já nasce grande, com estrutura, organização e uma chave muito competitiva”, afirmou.
O presidente da Federação Catarinense de Tênis, Germano Adolfo Buss, destacou o impacto do evento para o Estado.
“O Itajaí Open confirma Santa Catarina como referência nacional no tênis. Receber um Challenger desse porte só é possível com uma grande estrutura, como a do Itamirim Clube de Campo, e com a união entre FCT, CBT, Prefeitura de Itajaí e Instituto Sports”, disse.
Já o presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Alexandre Farias, ressaltou o momento do tênis nacional.
“Uma chave com sete dos oito melhores brasileiros mostra a relevância do torneio e o bom momento vivido pelo nosso tênis. Eventos como esse valorizam os atletas, aproximam o público do alto rendimento e reforçam o Brasil como um palco cada vez mais relevante no circuito profissional”, afirmou.
A primeira edição do Itajaí Open é incentivada pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e conta com copatrocínio de iFood Benefícios, Vivara, Stella Artois Pure Gold, Philco, Azul Linhas Aéreas (transportadora oficial), Costa do Sauípe – Parques e Resorts e INNI Sports (bola e roupa oficial). O torneio tem apoio da Aberje, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Catarinense de Tênis.
O evento integra o calendário mundial do ATP Challenger Tour e tem realização do Instituto Sports.