Instituto Sports

Noticias

Luiza Fullana é campeã de simples e duplas do São Paulo Tennis Classic


24 de novembro de 2025

Compartilhe:

A brasiliense Luiza Fullana, 24 anos, confirmou o grande momento na carreira e conquistou neste domingo o título de simples do São Paulo Tennis Classic – Ano IV, no Kosmos Clube, em Mogi das Cruzes. Este é o quarto título profissional da carreira, todos vencidos no Brasil, e o segundo consecutivo, já que ela venceu o W15 de Criciúma no último domingo. Hoje ela derrotou a argentina Carla Markus em dois sets diretos, com duplo 6/3.

Com a campanha, Fullana soma 15 pontos no ranking mundial e deve aparecer no ranking WTA desta segunda-feira como 573ª na WTA , além de levar US$ 2.160 de premiação. Em 2025, a brasileira vive sua melhor temporada no saibro, acumulando agora 22 vitórias e 13 derrotas nesta superfície. Para chegar à decisão, Luiza Fullana venceu quatro jogos, inclusive superando a cabeça 1 Thaisa Pedretti e sua algoz do último ano em Mogi, Marie Mettraux(SUI).

A jogadora, que recentemente voltou a treinar em Brasília, agora na sede local da ADK/Play Tennis, voltou ao seu jogo mais agressivo e confirmou também a evolução no plano mental e tático, sustentando a semana com consistência e agressividade nos momentos decisivos.

Emocionada e chorando, Luiza agradeceu o público que veio a semana toda apoiar as brasileiras, o técnico Mario Mendonça que esteve ao seu lado durante a final e falou do que  melhorou nos últimos tempos.

“Acho que o conjunto de coisas que mudei nesse ano me fizeram bem. Voltar para Brasília, ter minha família, amigos por perto, o treinamento com quem me conhece desde que comecei, saber que tenho uma rede de apoio, isso me deixa tranquila para trabalhar”, disse.

O técnico Mario Mendonça concorda. “Ela está com mais clareza do processo, do que tem que ser feito, do trabalho diário e que as coisas vem a seu tempo. Agora é um primeiro passo que ela está dando muito bem”, disse.

Se o ano não foi fácil para Luiza Fullana, a semana foi triste também para Carla. Filha do ex-número 36 do mundo Gabriel Markus, campeão do ATP Tour de Nice em 1992 — ano em que venceu Pete Sampras, Javier Sánchez e Ivan Lendl entre outros grandes nomes do circuito. Gabriel estava em Mogi, mas precisou voltar a Buenos Aires no meio da semana para o funeral de seu pai. Mesmo com a morte do avô, Markus chegou à final do torneio.

Luiza, ao lado de Thaisa Pedretti, vence também nas duplas

O título de duplas ficou nas mãos da parceria principal favorita Luiza Fullana e Thaisa Pedretti, que dividiram US$ 930 e somaram 15 pontos no ranking. Na decisão deste domingo, Fullana e Pedretti derrotaram Najah Dawson e Marjorie Souza por 6/2 6/0.

Luiza finalmente conseguiu levantar o primeiro troféu de duplas após acumular quatro finais em. Já Pedretti, leva para casa o 14º título na modalidade.

“Sensacional ganhar este torneio com a Lu, que seja o primeiro de muitos. A gente se conhece desde pequena, mas quando ela entrou no Tour a gente tem se dado muito bem, jogamos o interclubes juntas e agora estamos aqui com esse título. Muito obrigada a todos,” disse Pedretti.

Resultados Finais:

Luiza Fullana(BRA) d.Carla Markus(ARG) 6/3 6/3

Luiza Fullana(BRA)/Thaisa Pedretti(BRA) d. Marjorie Souza(BRA)/Najah Dawson(JAM) 6/2 6/0

Siga nossas redes sociais:

Instagram: @Institutosports

X :@institutosports

O evento é promovido pelo Instituto Sports por meio da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (em seu 15º ano). Tem patrocínio de Shibata Supermercados, Stella Artois Pure Gold, Alupar, Taesa, Azul Linhas Aéreas (transportadora oficial) e INNI (bola e roupa oficial).

O torneio integra o calendário da ITF World Tennis Tour – W15, com chancela da Federação Paulista de Tênis e da Confederação Brasileira de Tênis.