14 de janeiro de 2026
O tenista Felipe Meligeni Alves fará sua estreia na temporada 2026 no Itajaí Open, torneio da categoria Challenger 75 que acontece de 18 a 25 de janeiro, nas quadras de saibro do Itamirim Clube de Campo, em Santa Catarina.
O evento abre oficialmente o calendário do circuito Challenger no Brasil, distribui US$ 107 mil em premiação total e concede 75 pontos no ranking da ATP ao campeão.
Meligeni volta às competições após passar por uma cirurgia de coluna no início do segundo semestre de 2025, que o afastou das quadras e encerrou sua temporada de forma antecipada. Desde o fim do ano passado, o paulista retomou os treinos e escolheu Itajaí para marcar seu retorno oficial ao circuito — justamente a cidade onde mora e o clube onde treina diariamente.
“Estou bem feliz de começar o ano em Itajaí, meu primeiro torneio depois da lesão. Já estou treinando a full, essa semana começamos a jogar sets para pegar ritmo e voltar a sentir a competição”, contou o tenista.
Ciente do desafio natural do retorno após um longo período parado, Felipe adota um discurso cauteloso, mas otimista.
“Quero competir, estar saudável e estar feliz de voltar para a quadra. Não tenho que criar muita expectativa, só me preocupar em voltar e dar o meu melhor. Sei que vai ser difícil no começo, vou ter que me adaptar, fiquei muito tempo parado. Mas quero voltar a sentir o frio na barriga.”
A preparação incluiu uma pré-temporada mais longa do que o habitual, com foco especial na parte física.
“Estou muito motivado, treinando super bem e muito focado no físico para chegar o melhor possível. Já são nove semanas de treino, uma pré-temporada longa, mas necessária. Da semana passada para essa já evoluí bastante e, na semana pré-torneio, com certeza estarei ainda melhor.”
Além do retorno competitivo, o torneio terá um significado especial para o atleta.
“Hoje, jogar em Itajaí é jogar em casa. Me mudei para cá em março passado, todo mundo me conhece, me dou muito bem com a equipe e vai ser especial jogar aqui pela primeira vez como atleta da ADK e do Itamirim, contando com a torcida. Vai ser diferente, vai ser especial.”
O mineiro João Victor Loureiro, 22 anos e atual 877º ATP é o primeiro tenista a receber convite para o qualifying que acontece a partir das 10h do dia 18 e garante mais seis vagas na chave principal que já conta com outros sete jogadores brasileiros inscritos: Thiago Monteiro, João Lucas Reis, Thiago Wild, Gustavo Heide, Felipe Meligeni, Matheus Pucinelli e Pedro Boscardin.
A entrada para o torneio é gratuíta, mediante a retirada dos ingressos na plataforma appticket.com.br/itajaiopen . Os tickets estarão disponíveis no dia anterior ao do jogo escolhido.
A primeira edição do Itajaí Open é incentivada pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e conta com copatrocínio de iFood Benefícios, Vivara, Stella Artois Pure Gold, Philco, EQI Investimentos, Azul Linhas Aéreas (transportadora oficial), Costa do Sauípe – Parques e Resorts e INNI Sports (bola e roupa oficial). O torneio tem apoio da Aberje, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Catarinense de Tênis. O evento integra o calendário mundial do ATP Challenger Tour e tem realização do Instituto Sports.