26 de julho de 2025
O Brasil Tennis Classic ITF M25, termina neste domingo no Esporte Clube Pinheiros com uma final 100% Brasil. Os tenistas Gustavo Almeida e Lucas Andrade da Silva fizeram valer a semana jogando em casa e garantiram a chance de ganhar o primeiro título profissional da carreira. O torneio que distribui um total de US$ 30 mil e 25 pontos para o campeão, cumpriu seu papel de fomentar o esporte e ainda auxiliar os atletas brasileiros no duro início da vida profissional. Uma semana onde diversos brasileiros puderam melhorar seu ranking e ainda, como Guto Miguel, marcar seu primeiro ponto na lista da ATP.
Gustavo Almeida, 19 anos, paranaense de Guarapuava vem trabalhando duro na Argentina para conseguir atingir as metas de subir no ranking e melhorar seu tênis, além do físico e do mental. De malas prontas para defender a Georgia no tênis universitário norte-americano em agosto, ele mostrou que todo sacrifício valeu a pena. Depois de tirar o cabeça 1, eliminou hoje João Schiessl, 601º ATP em dois sets, parciais de 6/4 7/6(6) e comemorou muito a primeira final da carreira.
“Eu fico muito feliz por estar nesta final porque a gente trabalha com poucas oportunidades, pouco apoio e ver que está dando certo, é muito gratificante. Amanhã seja quem for, temos que comemorar dois brasileiros na final. E mais uma vez, espero que seja eu a sair com o título, mas que vença o melhor”, disse Almeida que fez parte da equipe campeão da Davis Jr Cup, ao lado de Pedro Rodrigues e João Fonseca.
O duelo final, neste domingo 11horas, com transmissão ao vivo dos canais Disney+ será contra o santista Lucas Andrade da Silva. Com 20 anos, é atleta da South Caroline University. Seu ranking 1131º na ATP, vem de alguns torneios que ele joga sempre que pode, mas essa é sua primeira final de um M25 e pode ser também o primeiro título da carreira.
“Eu nem tinha certeza de jogar esse torneio porque não vinha jogando no saibro há três anos. E não comecei jogando bem, mas a cada partida fui melhorando e com a ajuda da torcida que veio de Santos, ficou ainda bem o Gustavo, somos amigos e amanhã vai ser outra guerra”, disse lucas.
“O Instituto Sports acompanha a carreira de todos estes tenistas faz tempo. Tanto o Gustavo quanto o Lucas ganharam wild Card para nossos torneios quando ainda eram juvenis e agora nos sentimos recompensados por vê-los disputando uma final de um M25 e podendo conquistar o primeiro torneio profissional da carreira aqui no Brasil”. Disse Danilo Marcelino, diretor do torneio.
A entrada para os jogos no Esporte Clube Pinheiros é gratuita mediante resgate de ingresso no site www.appticket.com/ecp
A final de simples no domingo, 11 horas, terá transmissão dos canais Disney+
Gustavo Almeida
João Pires/Fotojump
Lucas andrade da Silva
João Pires/Fotojump
Serviço:
Brasil Tennis Classic – ITF M25 Masculino
De 21 a 27 de julho
Premiação: US$ 30 mil
Esporte Clube Pinheiros – Rua Angelina Maffei Vita, 103 – Pinheiros, São Paulo/SP
O Brasil Tennis Classic – Ano VII é apresentado pela Santos Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. Conta com o copatrocínio de Vivara, Philco, Alupar, Taesa, Azul (transportadora oficial), Stella Artois Pure Gold, Mambo Supermercados, Faixa Azul, Costa do Sauípe Parques e Resorts, Aberje, INNI (bola e roupa oficial), Arena Ace e Vivo.
O evento é realizado no Esporte Clube Pinheiros, com as chancelas da Federação Paulista de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e integra o Circuito ITF World Tennis Tour (categorias W35 e M25). A realização é do Instituto Sports.