24 de julho de 2025
Luis Guto Miguel, de 16 anos, somou o primeiro ponto no ranking da ATP ao derrotar Enzo Kohlmann na estreia do Brasil Tennis Classic, no Esporte Clube Pinheiros. Hoje, ao enfrentar o cabeça 1, o mexicano Alex Hernandez, 341 da ATP e 26 anos, quase conseguiu um feito inédito. Guto venceu o primeiro set por 6/3 e dominou o segundo até ter 5×4. Depois disso, o mexicano reagiu e não deu mais chances para o brasileiro que perdeu os dois sets seguintes por 7/5 6/1.
“Antes de tudo queria felicitar a Miguel, um jovem que joga muito tênis e tem muito futuro.Foi um jogo duríssimo e tive que dar tudo para sair com a vitória, por isso estou muito contente com o resultado”, disse Hernandez.
Alex Hernandez enfrentará nas quartas outro brasileiro, Gustavo Ribeiro de Almeida, primeiro brasileiro a garantir vaga nas quartas de final.Ele derrotou Natan Rodrigues(BRA) por 6/1 e 6/2. Aos 19 anos, 822º da ATP, campeão da Junior Davis Cup ao lado de João Fonseca e Pedro Rodrigues em 2022, Gustavo está de malas prontas para a universidade nos Estados Unidos a partir de agosto. Antes, quer somar o que puder de pontos por aqui mesmo.
“Muito importante pra mim estar nas quartas aqui em São Paulo. Foi onde consegui meu primeiro ponto profissional e me sinto muito bem. Vamos pra cima nessas quartas. Estou em um momento de transição do juvenil para o profissional e para a universidade em agosto. Vou defender a Georgia e estou bastante ansioso com essa nova experiência, mas quero ir o mais longe possível aqui”, falou Gustavo.
Outros tenistas da nova geração também garantiram vaga nas quartas do ITF M25 do Pinheiros. Em busca da premiação total de US$30 mil e pontos no ranking da ATP, João Schiessl eliminou Jefferson Wendler(BRA) em sets diretos, parciais de 6/3 6/3 e joga contra João Loureiro que passou pelo campineiro Enzo Lima com 6/1 6/4. Desta forma, o Brasil já tem garantido pelo menos um representante da semifinal.
Também com apenas 20 anos, Lukas Andrade surpreendeu o cabeça 4 José Pereira e, de virada, 6/7(4) 6/4 6/4 , avançou na competição. Há três anos sem jogar no saibro, pois está no tenis universitário nos Estados Unidos, Andrade comemorou bastante as quartas de final..
“Estou feliz com minha performance, o Zé conheço ha bastante tempo, um ótimo jogador, começou duro e ganhou o primeiro set, mas me mantive no jogo, ganhei o segundo e o terceiro foi pura raça”, disse. Em busca de vaga na semifinal, ele encara outro tenista universitário, o mexicano Luis Valdes, responsável pela eliminação de Nicolas Oliveira por 6/4 7/6(3).
Ainda hoje, Igor Gimenez disputa a vaga contra Victor Braga e Pavlos Tsitsipas(GRE) contra Victor Pagotto(BRA).
A entrada para os jogos no Esporte Clube Pinheiros é gratuita mediante resgate de ingresso no site www.appticket.com/ecp
Serviço:
Brasil Tennis Classic – ITF M25 Masculino
De 21 a 27 de julho
Premiação: US$ 30 mil
Esporte Clube Pinheiros – Rua Angelina Maffei Vita, 103 – Pinheiros, São Paulo/SP
Lukas Andrade
João Pires/Fotojump
Gustavo Almeida
João PIres/Fotojump
O Brasil Tennis Classic – Ano VII é apresentado pela Santos Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. Conta com o copatrocínio de Vivara, Philco, Alupar, Taesa, Azul (transportadora oficial), Stella Artois Pure Gold, Mambo Supermercados, Faixa Azul, Costa do Sauípe Parques e Resorts, Aberje, INNI (bola e roupa oficial), Arena Ace e Vivo.
O evento é realizado no Esporte Clube Pinheiros, com as chancelas da Federação Paulista de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e integra o Circuito ITF World Tennis Tour (categorias W35 e M25). A realização é do Instituto Sports.