Instituto Sports

Noticias

Zebras surpreendem favoritos e fazem semifinal no ATP Challenger de Campinas


7 de outubro de 2022

Compartilhe:

Campinas, 7 de outubro de 2022 – A 12ª edição do Campeonato Internacional de Tênis já reúne duas das histórias mais emblemáticas até aqui. Jan Choinski e Remy Bertola, que disputaram o qualifying, superaram uma chave duríssima e carimbaram passaporte para as semifinais do torneio na Sociedade Hípica de Campinas. Nesta sexta-feira, o Brasil também deu adeus ao título nas duplas. O ATP Challenger de Campinas conta com o patrocínio do Santander Brasil e distribui US$ 53,1 mil em prêmios.

©João Pires/Fotojump – Choinski venceu sua 5ª partida na semana para somar 1ª semifinal de Challenger no ano

No primeiro jogo do dia, o qualifier britânico Jan Choinski, 457º do ranking, avançou à penúltima rodada ao bater o francês Alexandre Muller, cabeça 7, por 2 sets a 1, com parciais de 6/0, 1/6 e 6/4, em 1h48. O tenista de 26 anos já soma cinco partidas ao longo da semana e só perdeu um set até aqui.

Após a vitória sobre Muller, o britânico de 1,96m comemorou a primeira semifinal na temporada e credita à preparação especial. “Chegamos um pouco antes em Campinas para que pudesse me adaptar às condições, às bolas, altitude, clima. É um pouco diferente da Europa, onde está muito frio. Até aqui, temos gostado bastante do torneio, estou muito satisfeito e meu tênis está evoluindo cada vez mais”, vibrou Choinski, que chegou a parar de jogar profissionalmente por dois anos com lesões seguidas, além de ter contraído Covid-19.

Nas semifinais, Choinski enfrenta neste sábado (8) o suíço Remy Bertola, 450º do mundo, que desbancou o argentino Facundo Mena, oitavo favorito, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/3, em 1h47. O tenista de 24 anos também precisou disputar a fase classificatória em Campinas, mas só conseguiu na chave entrar como lucky-loser.

©João Pires/Fotojump – Remy Bertola entrou como LL e bateu dois favoritos para avançar à semi em Campinas

Na estreia, Bertola surpreendeu o alemão Daniel Altmaier, 96º do ranking e cabeça 1, seguido de triunfo contra o paulistano Daniel Dutra da Silva. Com o sorriso no rosto, o suíço se diz orgulhoso da campanha no saibro campineiro, principalmente pela nova oportunidade após revés ainda na última rodada do qualifying.

“É incrível estar na semifinal depois de ter perdido no quali. Passar por Altmaier na estreia, depois Daniel. Sabia que seria muito difícil jogar no Brasil contra um tenista da casa. Hoje foi mais um jogo complicado, estive com uma quebra atrás. Nunca é fácil conseguir se recuperar e diante de um jogador que está acostumado com o saibro. Mas que bom que caiu para meu lado”, avaliou Bertola.

O mais curioso é que Choinski e Bertola chegaram em Campinas no mesmo voo na última sexta-feira e nunca haviam se deparado pelos torneios mundo afora. O embate, que vale lugar na decisão de domingo (09), será inédito pelo circuito e renderá 50 pontos para o ranking da ATP.

BRASIL DIZ ADEUS

Na chave de duplas, Orlando Luz, Marcelo Zormann e José Pereira acabaram se despedindo nas semifinais durante a rodada vespertina. Jogando ao lado do argentino Juan Pablo Paz, Pereira parou nos argentinos Guido Andreozzi e Guillermo Duran, cabeças 3, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6(3).

Na sequência, Luz e Zormann não resistiram ao favoritismo dos bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos, cabeças de chave 2, e caíram por 6/4 e 6/3, em 1h de partida. A decisão de duplas está marcada para a tarde deste sábado, logo após as semifinais de simples.

Confira os resultados desta sexta no ATP Challenger de Campinas:

Quartas de final – Chave de Simples

Jan Choinski (GBR) d. Alexandre Muller (FRA) [7], 6/0, 1/6 e 6/4
Remy Bertola (SUI) d. Facundo Mena (ARG) [8], 6/3, 3/6 e 6/3

Semifinal – Chave de Duplas

Guido Andreozzi (ARG)/Guillermo Duran (ARG) [3] d. Juan Pablo Paz (ARG)/José Pereira (BRA), 6/3 e 7/6(3)
Boris Arias (BOL)/Federico Zeballos (BOL) [2] d. Orlando Luz (BRA)/Marcelo Zormann (BRA), 6/4 e 6/3

Serviços:

Campeonato Internacional de Tênis 2022 – ATP Challenger 80
Data: 02 a 09 de outubro
Sede: Sociedade Hípica de Campinas
Rua Buriti, s/no (Estrada de Souzas) – Jardim das Palmeiras
Campinas/ SP

Entrada Gratuita