Instituto Sports

Noticias

Matos e Meligeni confirmam favoritismo em Campinas e conquistam segundo título seguido


21 de novembro de 2021

Compartilhe:

Campinas, 20 de novembro de 2021 – O gaúcho Rafael Matos e o paulista Felipe Meligeni confirmaram a condição de cabeças de chave 1 e faturaram o título do 11º Campeonato Internacional de Tênis na noite deste sábado. A dupla sagrou-se campeã na primeira final 100% brasileira na história do torneio, superando o brasiliense Gilbert Klier Junior e o paulista Matheus Pucinelli, por 6/3 6/1.

O torneio é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Pela conquista do ATP Challenger de Campinas, eles somam 80 pontos no ranking mundial e recebem US$ 3.100 em premiação. A parceria vem do título do Challenger de Montevidéu, no último sábado, e agora chega a oito jogos sem perder sets. Na temporada, eles levantaram três troféus deste nível, além do ATP 250 de Córdoba.

Dupla levantou o quarto troféu na temporada

“É a primeira vez que a gente ganhou duas semanas seguidas, então foi bem especial”, disse Matos. “Jogamos muito bem, especialmente na questão de energia, que é uma coisa que a gente acaba pecando às vezes dentro do jogo ou durante a semana. Nessas duas semanas foi praticamente impecável nesse quesito”.

Aos 25 anos, Matos é o duplista número 4 do Brasil e 72 do mundo. Com o título, deve bater o seu melhor ranking na segunda-feira, entrando no top 70. Esta foi a sua sexta conquista de Challenger na temporada e a nona na carreira. Campeão em Campinas há dois anos – com o gaúcho Orlando Luz –, ele iguala o argentino Maximo Gonzalez (2013 e 2017) como únicos bicampeões na Sociedade Hípica de Campinas.

Matos e Meligeni não perderam sets na semana na Hípica

Meligeni irá manter a melhor posição da carreira no ranking de duplas da ATP (78º), sendo o quinto do Brasil. O campineiro chega ao quinto título de Challenger no ano e ao sétimo na carreira. “Estou muito contente, acho que a gente fez duas semanas muito boas. Viemos melhorando a cada jogo, então isso é realmente muito especial”, afirmou Meligeni.

Klier e Pucinelli disputaram apenas o terceiro torneio juntos e com o vice-campeonato ambos subirão mais de 70 posições, entrando no top 400 de duplas pela primeira vez. A decisão de um ATP Challenger foi inédita tanto para o brasiliense, de 21 anos, quanto para o campineiro, de 20.

 

CAMPANHA DO TÍTULO NO CAMPEONATO INTERNACIONAL DE TÊNIS:

Primeira rodada: d. [WC] João Lucas Reis (BRA)/Eduardo Ribeiro (BRA) 6/1 6/2

Quartas de final: d. [WC] Mateus Alves (BRA)/Oscar José Gutierrez (BRA) 6/3 6/0

Semifinal: d. Fernando Romboli (BRA)/Thiago Wild (BRA) 6/2 6/1

Final: d. Gilbert Klier Junior (BRA)/Matheus Pucinelli (BRA) 6/3 6/1

 

QUADRO DE CAMPEÕES DE DUPLAS – ATP CHALLENGER DE CAMPINAS

2021: Rafael Matos (BRA) / Felipe Meligeni (BRA)

2020: Sadio Doumbia (FRA) / Fabien Reboul (FRA)

2019: Orlando Luz (BRA) / Rafael Matos (BRA)

2018: Guillermo Duran (ARG) / Hugo Dellien (BOL)

2017: Maximo Gonzalez (ARG) / Fabrício Neis (BRA)

2016: Federico Coria (ARG) / Tomas Lipovsek Puches (ESL)

2015: Andres Molteni (ARG) / Hans Podlipnik-Castillo (CHI)

2014: Facundo Bagnis (ARG) / Diego Schwartzman (ARG)

2013: Guido Andreozzi (ARG) / Maximo Gonzalez (ARG)

2012: Marcelo Demoliner (BRA) / João Souza (BRA)

2011: Marcel Felder (URU) / Caio Zampieri (BRA)

 

TRANSMISSÃO ONLINE GRATUITA

O 11º Campeonato Internacional de Tênis conta com transmissão online gratuita do live stream da ATP. Acesse www.livestream.com/atp e acompanhe os jogos ao vivo ou assista aos confrontos já encerrados do ATP Challenger de Campinas.

 

Serviços – ATP Challenger de Campinas

ATP Challenger 80

Cidade: Campinas / SP

Data: 14 a 21 de novembro

Premiação: US$ 52.080,00

Sede: Sociedade Hípica de Campinas – Endereço: Rua Buriti, s/n – Bairro das Palmeiras

Site & Redes Sociais – Informações sobre o evento também podem ser acompanhadas pelo site (www.institutosports.com.br), Instagram (@institutosports), Facebook (/institutosports) e TikTok (@institutosports). A hashtag oficial do evento é: #CampinasATPChallenger.

Todas as fotos do torneio estão disponíveis em nossa página no Flickr, faça o download: https://www.flickr.com/photos/institutosports.

A 11ª edição do Campeonato Internacional de Tênis é apresentada pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e conta com o copatrocínio de Santander Seguros e Previdência, Farmacêutica EMS, Hospital Vera Cruz, All – Accor Live Limitless, Alupar, Taesa, Azul – Transportadora Oficial, Aberje, Elgin, Ares do Campo – Ovos Caipiras, Trinity – Energia, CDR+ e BYD do Brasil. O evento é realizado na Sociedade Hípica de Campinas e integra o calendário mundial ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.