Instituto Sports

Noticias

Thiago Monteiro busca nova virada e decide o 11º Campeonato Internacional de Tênis neste domingo


20 de novembro de 2021

Compartilhe:

Campinas, 20 de novembro de 2021 – O cearense Thiago Monteiro buscou a segunda virada seguida no 11º Campeonato Internacional de Tênis e vai decidir o torneio neste domingo, às 16h25, contra o argentino Sebastian Baez. Neste sábado, o número 1 do Brasil contou mais uma vez com casa cheia na Sociedade Hípica de Campinas e eliminou o argentino Tomas Martin Etcheverry, 129º do mundo, com parciais de 1/6 6/2 6/3, em 2h39.

O campeão do ATP Challenger de Campinas somará 80 pontos no ranking mundial e receberá US$ 7.200 de premiação. A decisão tem transmissão ao vivo do canal BandSports. O mais tradicional torneio de tênis do Brasil é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

“Prevaleceu estar firme de cabeça”, destacou o número 1 do Brasil

Esta será a 11ª final de Monteiro em um ATP Challenger, em busca do sétimo título – e o primeiro no Brasil. Neste ano ele foi campeão em Braga, em setembro, e ficou com o vice em Buenos Aires, há um mês.

“Acho que prevaleceu estar firme de cabeça e estou muito feliz de jogar mais uma final aqui no Brasil. Acho que a minha última faz cinco anos já (em Santos). Sem dúvida a torcida vem me dando muita energia e me motiva muito para seguir mais longe”, disse o atual 94º da ATP. O título renderia 15 posições no ranking mundial.

Monteiro tenta o primeiro título de Challenger no Brasil

Monteiro não teve um bom começo de partida e, assim como nas quartas de final, cresceu ao longo do confronto. No set decisivo, abriu vantagem ao fazer 4/2, salvou três break points no game seguinte e, na segunda chance de fechar o jogo, encerrou com um ace no meio.

“Tive um início um pouco lento, não estava me sentindo tão confortável e cometi muitos erros. Aos poucos eu fui me tranquilizando, jogando mais sólido, sacando melhor e aproveitando as chances que foram aparecendo”, analisou.

 

RIVAL DA FINAL VEM QUEBRANDO RECORDES EM CHALLENGERS

Na decisão, Monteiro vai enfrentar um adversário que, aos 20 anos, vem batendo marcas históricas em Challengers. Baez, 111º da ATP, se tornou neste sábado o tenista que acumulou mais vitórias em torneios deste nível, em uma temporada, com 20 anos ou menos. Seus 43 triunfos em 2021 superaram os 42 do norte-americano Frances Tiafoe, em 2016, e do tcheco Jiri Novak, em 1995.

Baez virou dois jogos contra compatriotas neste sábado

Em outubro, Baez já havia se tornado o mais jovem da história a conquistar cinco Challengers em uma temporada. O recorde veio justamente no único confronto com o cearense, na final em Buenos Aires, com o placar de 6/4 6/0. “O Baez é muito sólido, tem uma baita esquerda, vem de um grande ano. Era um dos caras a ser batido no torneio, porque vem com muita consistência. Vou estudar um pouco o que aconteceu no último jogo contra ele e tentar fazer uma boa final para sair com o título”, disse Monteiro.

Para chegar à nona decisão de Challenger – todas nesta temporada –, Baez virou dois jogos contra compatriotas neste sábado. Bateu o qualifier Santiago Rodriguez, por 2/6 7/6(1) 6/1, e eliminou o atual campeão, Francisco Cerundolo, por 4/6 6/1 6/2.

 

PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO

QUADRA CENTRAL JOÃO LIMA – 16h25

[4] Thiago Monteiro (BRA) vs [7] Sebastian Baez (ARG)

 

RESULTADOS DE SÁBADO – RODADA EM ANDAMENTO

Semifinal

[4] Thiago Monteiro (BRA) d. Tomas Martin Etcheverry (ARG) 1/6 6/2 6/3

[7] Sebastian Baez (ARG) d. [8] Francisco Cerundolo (ARG) 4/6 6/1 6/2

 

Quartas de final

[8] Francisco Cerundolo (ARG) d. [3] Juan Manuel Cerundolo (ARG) 6/1 7/5

[7] Sebastian Baez (ARG) d. [Q] Santiago Rodriguez (ARG) 2/6 7/6(1) 6/1

 

Duplas – Semifinal

[1] Rafael Matos (BRA)/Felipe Meligeni (BRA) d. Fernando Romboli (BRA)/Thiago Wild (BRA) 6/2 6/1

Gilbert Klier Junior (BRA)/Matheus Pucinelli (BRA) d. Hernan Casanova (ARG)/Santiago Rodriguez (ARG) 6/3 6/4

 

TRANSMISSÃO ONLINE GRATUITA

O 11º Campeonato Internacional de Tênis conta com transmissão online gratuita do live stream da ATP. Acesse www.livestream.com/atp e acompanhe os jogos ao vivo ou assista aos confrontos já encerrados do ATP Challenger de Campinas.

 

Serviços – ATP Challenger de Campinas

ATP Challenger 80

Cidade: Campinas / SP

Data: 14 a 21 de novembro

Premiação: US$ 52.080,00

Sede: Sociedade Hípica de Campinas – Endereço: Rua Buriti, s/n – Bairro das Palmeiras

Site & Redes Sociais – Informações sobre o evento também podem ser acompanhadas pelo site (www.institutosports.com.br), Instagram (@institutosports), Facebook (/institutosports) e TikTok (@institutosports). A hashtag oficial do evento é: #CampinasATPChallenger.

Todas as fotos do torneio estão disponíveis em nossa página no Flickr, faça o download: https://www.flickr.com/photos/institutosports.

A 11ª edição do Campeonato Internacional de Tênis é apresentada pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e conta com o copatrocínio de Santander Seguros e Previdência, Farmacêutica EMS, Hospital Vera Cruz, All – Accor Live Limitless, Alupar, Taesa, Azul – Transportadora Oficial, Aberje, Elgin, Ares do Campo – Ovos Caipiras, Trinity – Energia, CDR+ e BYD do Brasil. O evento é realizado na Sociedade Hípica de Campinas e integra o calendário mundial ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.