Instituto Sports

Noticias

Meligeni avança e revê algoz em casa; Heide marca maior vitória da carreira em Campinas


16 de novembro de 2021

Compartilhe:

Campinas, 16 de novembro de 2021 – A tarde de terça-feira foi de muita torcida e duas grandes vitórias brasileiras no 11º Campeonato Internacional de Tênis, na Sociedade Hípica de Campinas. Felipe Meligeni confirmou o favoritismo jogando em casa e nas oitavas de final vai rever seu algoz de um ano atrás no torneio. Já o paulista Gustavo Heide, de 19 anos, aproveitou o convite que recebeu para jogar o primeiro Challenger e marcou a maior vitória da carreira, em longo duelo de três sets.

O mais tradicional torneio de tênis do Brasil distribui premiação de US$ 52.080 e é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Meligeni superou um início de altos e baixos, em que chegou a sofrer duas quebras de saque seguidas, e passou em sets diretos pelo argentino Guido Andreozzi, 265º do mundo, por 6/3 6/4.

Meligeni destacou apoio da família em Campinas

“A primeira rodada sempre é cheia de nervosismo. Foi complicado, o Guido é um cara experiente, eu não estava me sentindo muito bem no começo, mas acho que foi mais mental e eu fui melhorando aos poucos durante o jogo. Joguei bem nos momentos importantes e estou muito feliz. Jogar em casa e com a família junto é muito especial”, comentou Meligeni.

Com o melhor ranking da carreira (178º), o campineiro de 23 anos vai reencontrar nas oitavas de final seu algoz da edição passada do torneio. O argentino Francisco Cerundolo, 112º e cabeça de chave 8, bateu Meligeni na semifinal na campanha do título em 2020.

 

GUSTAVO HEIDE ESTREIA EM CHALLENGER COM VITÓRIA

Aos 19 anos, Gustavo Heide ainda não havia disputado sequer o qualifying de um Challenger nem enfrentado um top 300 do ranking mundial. Nesta terça, fez valer o convite que recebeu após grandes resultados recentes em torneios ITF World Tennis Tour – desde setembro, acumula títulos nas duas etapas do Brasil Tennis Classic (Recife e Brasília) e em Ibague, na Colômbia.

O rival na Quadra 3 foi o argentino Juan Ignacio Londero, dono de um título de ATP, ex-número 50 do mundo, atual 144 e que no domingo foi vice-campeão do Challenger de Montevidéu. “Eu já sabia desses resultados e não tinha nada a perder, foi o que conversei com o meu treinador”, contou Heide após a partida. “Sabia que aqui ia ser um torneio muito forte, então entrei o mais solto possível, fazendo o que eu amo fazer, que é jogar tênis. Fui mantendo o foco, o que eu vinha treinando e deu certo”.

Até “dar certo”, o paulista lutou por 2h24 para marcar 7/5 4/6 6/4. Ainda em quadra, também foi difícil descrever a sensação com a maior vitória da carreira. “Consegui jogar de igual pra igual e consegui a vitória. Não sei nem como me expressar direito. Estou muito feliz, só tenho a agradecer aos meus treinadores, todos que me ajudam e torcem por mim”, completou Heide, 596º da ATP. Ele aguarda na próxima rodada o argentino Juan Manuel Cerundolo, cabeça 3, ou o campineiro Matheus Pucinelli, que fecham a rodada desta terça.

Aos 19 anos, Heide disputa o primeiro ATP Challenger da carreira

CHILENO NICOLAS JARRY ELIMINA CABEÇA 1

Principal favorito ao título, o argentino Federico Coria não passou da estreia. O atual 69º do mundo parou diante de uma grande atuação do chileno Nicolas Jarry, com parciais de 6/2 6/3. O chileno, que foi top 40 em julho de 2019, cumpriu suspensão por doping e iniciou o ano sem ranking. Agora, já em 166º, avalia estar em seu melhor momento na temporada.

“Tive muito tempo para pensar, estou mais motivado do que nunca e sinto que estou jogando muito bem. A primeira partida de um torneio é sempre difícil, ainda mais contra Federico. Estou muito feliz, acho que a chave foi manter o (ritmo do) início, que foi em meu favor. Comecei firme, fazendo o que tinha que fazer, saquei bem e me mantive forte mentalmente”, analisou o jogador de 26 anos. Jarry vem da conquista do Challenger de Lima e nas oitavas de final irá enfrentar o argentino Camilo Ugo Carabelli, 209º.

Jarry avalia estar em seu melhor momento na temporada

TRANSMISSÃO ONLINE GRATUITA

Todas as quadras do Campeonato Internacional de Tênis contam com transmissão online gratuita do live stream da ATP. Acesse www.livestream.com/atp e acompanhe os jogos ao vivo ou assista aos confrontos já encerrados do ATP Challenger de Campinas.

 

RESULTADOS DE TERÇA-FEIRA – RODADA EM ANDAMENTO

Primeira rodada

Nicolas Jarry (CHI) d. [1] Federico Coria (ARG) 6/2 6/3

[Q] Santiago Rodriguez (ARG) d. [2] Jaume Munar (ESP) 6/4 6/3

[4] Thiago Monteiro (BRA) d. [Q] Johan Nikles (SUI) 6/2 6/1

Andrea Collarini (ARG) d. [5] Pablo Cuevas (URU) 6/3 6/3

[7] Sebastian Baez (ARG) d. Facundo Mena (ARG) 7/6(0) 6/2

[8] Francisco Cerundolo (ARG) d. [WC] Gilbert Klier Junior (BRA) 6/3 6/0

[Q] Nicolas Alvarez (PER) d. Pedro Cachin (ARG) 4/6 6/4 6/2

[Q] Nicolas Alvarez Varona (ESP) d. [Alt] Orlando Luz (BRA) 6/3 6/4

[WC] Gustavo Heide (BRA) d. Juan Ignacio Londero (ARG) 7/5 4/6 6/4

Felipe Meligeni (BRA) d. Guido Andreozzi (ARG) 6/3 6/4

 

Serviços – ATP Challenger de Campinas

ATP Challenger 80

Cidade: Campinas / SP

Data: 14 a 21 de novembro

Premiação: US$ 52.080,00

Sede: Sociedade Hípica de Campinas – Endereço: Rua Buriti, s/n – Bairro das Palmeiras

Site & Redes Sociais – Informações sobre o evento também podem ser acompanhadas pelo site (www.institutosports.com.br), Instagram (@institutosports), Facebook (/institutosports) e TikTok (@institutosports). A hashtag oficial do evento é: #CampinasATPChallenger.

Todas as fotos do torneio estão disponíveis em nossa página no Flickr, faça o download: https://www.flickr.com/photos/institutosports.

A 11ª edição do Campeonato Internacional de Tênis é apresentada pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e conta com o copatrocínio de Santander Seguros e Previdência, Farmacêutica EMS, Hospital Vera Cruz, All – Accor Live Limitless, Alupar, Taesa, Azul – Transportadora Oficial, Aberje, Elgin, Ares do Campo – Ovos Caipiras, Trinity – Energia, CDR+ e BYD do Brasil. O evento é realizado na Sociedade Hípica de Campinas e integra o calendário mundial ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.