Instituto Sports

Noticias

Final em Piracicaba testa embalo de alemã e recomeço para italiana, de volta ao tênis após 2 anos


16 de outubro de 2021

Compartilhe:

Piracicaba, 16 de outubro de 2021 – A Copa Feminina de Tênis terá uma final europeia, neste domingo, com duas atletas com histórias bem diferentes no esporte. De um lado, a jovem alemã Luisa Heide, cabeça de chave 3, que faz a melhor temporada da ainda curta carreira e tenta o segundo título seguido no circuito. De outro, a italiana Miriana Tona, que largou o tênis há dois anos, decidiu tentar um recomeço e, logo em seu primeiro torneio, disputa uma final inédita.

A campeã somará 10 pontos no ranking mundial pela campanha no ITF W15, torneio que conta com a chancela da Federação Internacional de Tênis e distribui premiação de US$ 15 mil. O patrocínio é do Santander Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. A decisão acontece às 10h30, com transmissão ao vivo e gratuita pelo site www.tvkobertura.com.

Luisa Heide

Luisa, de 19 anos, levantou seu primeiro troféu no final de setembro, na Espanha, e manteve o embalo no interior paulista. Na sequência de nove vitórias, perdeu um único set, neste sábado, mas buscou a virada contra a argentina Victoria Bosio, cabeça 1, com parciais de 4/6 6/3 6/3.

“É ótimo estar em outra final, foi um jogo muito duro, minha adversária jogou muito bem e estou feliz por ter passado pela semifinal. Nove vitórias seguidas é (uma marca) ótima para mim e espero ampliá-la”, disse Luisa.

Antes desta temporada, a alemã não tinha nenhuma semifinal no currículo. Agora, além do título recente, leva confiança e a experiência de outras duas finais em 2021 para a quadra neste domingo.

“Acho que minha maior evolução foi na parte mental. Eu tenho mais confiança agora, já que disputei duas finais e ganhei um torneio. Acho que quando você joga com mais confiança você também acredita mais. Como hoje, eu estava um set abaixo, mas nunca deixei de acreditar que venceria”, acrescentou.

A parte mental, por outro lado, também teve um peso importante na vida de Miriana nos últimos anos. Ela tinha o melhor ranking da carreira ao final de 2018, mas na temporada seguinte entrou em quadra apenas duas vezes em torneios internacionais.

“Eu não queria jogar, não estava desfrutando do jogo e então decidi parar e comecei a dar aulas de tênis”, lembra a italiana. “Mas depois de três anos, vendo jogos juvenis do meu país, eu voltei a curtir o jogo e pensei: por que não tentar de novo? É por isso que estou aqui agora”.

Miriana Tona

O retorno à competição em Piracicaba poderia ter sido breve, já que Miriana enfrentou três match-points logo na estreia. Depois disso, não cedeu mais que três games em nenhum jogo. Ao garantir vaga na final, marcando 6/1 6/2 sobre a norte-americana Sabastiani Leon, a atleta de 26 anos comemorou ter escolhido viajar ao Brasil para o seu recomeço.

“É inesperado para mim. Por praticamente três anos eu não joguei no circuito. Mesmo sabendo que eu podia jogar bem e que eu estava me sentindo bem em quadra, eu não esperava alcançar a final. É a minha primeira vez aqui (no Brasil), eu gostei do país e acho que foi uma boa escolha vir para cá”, sorriu a italiana.

 

LUISA HEIDE CONQUISTA DUPLAS COM SABASTIANI LEON

Ainda na tarde deste sábado, Luisa Heide e Sabastiani Leon voltaram à quadra e conquistaram a chave de duplas da Copa Feminina de Tênis. As cabeças de chave 1 não sofreram quebras de saque e quando lideravam por 6/2 3/0 contaram com abandono da parceria entre Victoria Bosio e a chilena Fernanda Astete – a argentina atuou com dores nas costas durante toda a semana.

Nas duplas, foi uma conquista inédita para Luisa, enquanto a norte-americana acrescenta o troféu aos três que faturou em 2019. “Foi a primeira vez que jogamos juntas e estou muito feliz pelo resultado. Ela também está na final de simples e amanhã vou torcer por ela”, declarou Sabastiani. “A gente não queria ganhar o jogo assim, mas foi uma grande semana. Amanhã vou fazer o meu melhor e lutar para vencer em simples também”, acrescentou Luisa.

Sabastiani Leon e Luisa Heide

PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO

Quadra central – 10h30

[3] Luisa Heide (ALE) vs Miriana Tona (ITA)

 

RESULTADOS DE SÁBADO

Semifinal

[3] Luisa Heide (ALE) d. [1] Victoria Bosio (ARG) 4/6 6/3 6/3

Miriana Tona (ITA) d. [4] Sabastiani Leon (EUA) 6/1 6/2

 

Duplas – Final

[1] Sabastiani Leon (EUA)/Luisa Heide (ALE) d. Fernanda Astete (CHI)/Victoria Bosio (ARG) 6/2 3/0 ret.

 

Serviços – Copa Feminina de Tênis

ITF World Tennis Tour

Cidade: Piracicaba / SP

Data: 11 a 17 de outubro

Premiação: US$ 15.000,00

Sede: Clube Cristóvão Colombo – Endereço: Av. Prof. Alberto Vollet Sachs, 2300 – Morumbi, Piracicaba – SP

Site & Redes Sociais – Informações sobre o evento também podem ser acompanhadas pelo site (www.institutosports.com.br), Instagram (@institutosports) e Facebook (/institutosports). A hashtag oficial do evento é: #copafeminina

Todas as fotos do torneio estão disponíveis em nossa página no Flickr, faça o download: https://www.flickr.com/photos/institutosports.

Transmissão on-line ao vivo – Durante toda a semana, os jogos da quadra central têm transmissão ao vivo e gratuita na internet, pela TV Kobertura. Acesse www.tvkobertura.com e acompanhe as partidas da Copa Feminina de Tênis.

A etapa de Piracicaba da Copa Feminina de Tênis é apresentada pelo Santander Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e conta com o copatrocínio de Santander Seguros e Previdência, Farmacêutica EMS, Alupar, Taesa, Colégio Objetivo de Piracicaba, Tennis Way, Azul – Transportadora Oficial e Aberje. A etapa conta também com o apoio do Clube Cristóvão Colombo e Federação Paulista de Tênis. O evento integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour. A realização é do Instituto Sports.