Instituto Sports

Noticias

Jovens Sofia Mendonça e Juliana Munhoz avançam e se enfrentam em Piracicaba


13 de outubro de 2021

Compartilhe:

Piracicaba, 13 de outubro de 2021 – A nova geração continua aproveitando a oportunidade de jogar em casa para dar os primeiros passos no circuito na Copa Feminina de Tênis. Nesta quarta-feira, as jovens Sofia Mendonça e Juliana Munhoz alcançaram vitórias inéditas e irão se enfrentar em busca de uma vaga nas quartas de final em Piracicaba.

O primeiro torneio internacional feminino disputado no Brasil em mais de um ano e meio distribui premiação de US$ 15 mil e conta com patrocínio do Santander Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

A vitória de Sofia veio diante da compatriota Giovanna Ferreira, por 6/2 6/4. Aos 19 anos, a gaúcha faz a primeira temporada como profissional e ainda não sabia o que era jogar em casa. Em junho, ela viajou para a Tunísia para uma série de cinco torneios.

“Foi muito difícil, por conta da pandemia, a gente se manter ativa no circuito. Eu tive só uma oportunidade de viajar nesses dois anos. Então, ter oportunidade de jogar no Brasil foi crucial. Esse período de transição já é difícil, a gente na América do Sul já tem dificuldade de competir por ser muito afastado de onde tem mais torneios, na Europa, na África. Poder competir no Brasil é muito bom e espero que aumentem os torneios para os próximos anos”, comentou.

Sofia Mendonça

Juliana ainda disputa o circuito juvenil e recebeu um convite para seu primeiro ITF World Tennis Tour, em Piracicaba. Aos 17 anos, a paulista aproveitou a chance e eliminou a paraguaia Susan Doldan, cabeça de chave 8, por 6/4 7/5.

“Em primeiro lugar, eu queria agradecer muito a oportunidade por esse convite. É muito importante para o meu desenvolvimento, para pegar confiança e conseguir jogar contra jogadoras mais experientes”, destacou a atleta do Instituto Tênis. “Estou muito feliz com a vitória, venho trabalhando bem duro e sabia que ia ser um jogo muito pegado. Ela é intensa, devolve tudo e estou feliz que consegui ser paciente e agressiva para sair com a vitória”.

A jovem de 17 anos também falou sobre as condições de jogo e as primeiras impressões no tênis profissional. “Estou mais acostumada a jogar torneios juvenis, a organização é totalmente diferente. Fiquei muito surpresa com as quadras de treino, tem para quando a gente quer. A bola é um pouco rápida, as quadras estão muito boas e adorei a organização”.

Ainda como juvenis, há dois anos, Sofia e Juliana decidiram um torneio no Paraguai. A gaúcha ficou com o título ao marcar 6/1 6/3 e prevê um bom jogo entre amigas nesta quinta. “A gente treinou juntas por um período quando eu vim para São Paulo e passamos vários anos jogando juntas. O último encontro foi num momento muito bom da minha carreira e estou esperando um bom jogo”, disse Sofia.

 

RODADA QUE DEFINE QUADRIFINALISTAS COMEÇA ÀS 10H30

Além do duelo nacional, outros quatro jogos desta quinta-feira têm brasileiras em ação nas oitavas de final. A qualifier Ana Maria Ramos, de 14 anos, enfrenta a chilena Fernanda Astete, às 10h30, e em seguida a alemã Luisa Heide, cabeça de chave 3, pega Julia Konishi ou Carolina Laydner.

Na quadra central, Nicolly Ferreira desafia a norte-americana Madison Bourguignon, cabeça 7, e o encerramento da rodada fica por conta da paulista Ana Candiotto diante da italiana Miriana Tona.

 

PROGRAMAÇÃO DE QUINTA-FEIRA

Quadra central – 10h30

[6] Tara Malik (EUA) vs [Q] Elysia Wan (MYS)

Sofia Mendonça (BRA) vs [WC] Juliana Munhoz (BRA)

[WC] Nicolly Ferreira (BRA) vs [7] Madison Bourguignon (EUA)

Não antes de 15h30

Sofia Mendonça (BRA)/Nathaly Kurata (BRA) vs [3] Heydi Doldan (PAR)/Susan Doldan (PAR)

Não antes de 18h

[4] Julia Klimovicz (BRA)/Julia Konishi (BRA) vs Paulina Martinessi (PAR)/Giulia Aguiar (BRA)

Miriana Tona (ITA) vs Ana Candiotto (BRA)

 

Quadra 4 – 10h30

[Q] Ana Maria Ramos (BRA) vs Fernanda Astete (CHI)

[3] Luisa Heide (ALE) vs [WC] Carolina Laydner (BRA) ou Julia Konishi (BRA)

Não antes de 15h30

Aurore Felsenhart (BEL)/Mariana Borges (BRA) vs Fernanda Astete (CHI)/Victoria Bosio (ARG)

 

Quadra 5 – 10h30

[1] Victoria Bosio (ARG) vs Heydi Doldan (PAR)

Elsa Wan (MYS) vs [4] Sabastiani Leon (EUA)

Não antes de 15h30

[1] Sabastiani Leon (EUA)/Luisa Heide (ALE) vs Elsa Wan (MYS)/Elysia Wan (MYS)

 

RESULTADOS DE QUARTA-FEIRA

Primeira rodada

[1] Victoria Bosio (ARG) d. [Q] Mariana Sorrilha (BRA) 6/1 6/0

[3] Luisa Heide (ALE) d. [Q] Isabelle Karam (BRA) 6/0 6/1

[4] Sabastiani Leon (EUA) d. [Q] Aurore Felsenhart (BEL) 6/3 6/1

[WC] Juliana Munhoz (BRA) d. [8] Susan Doldan (PAR) 6/4 7/5

Sofia Mendonça (BRA) d. [Q] Giovanna Ferreira (BRA) 6/2 6/4

Elsa Wan (MYS) d. [Q] Helena Bueno (BRA) 6/0 6/0

Heydi Doldan (PAR) d. Aglaya Zaynieva (RUS) 6/2 6/3

 

Duplas – Primeira rodada

Fernanda Astete (CHI)/Victoria Bosio (ARG) d. [2] Madison Bourguignon (EUA)/Tara Malik (EUA) 7/6(4) 6/3

Aurore Felsenhart (BEL)/Mariana Borges (BRA) d. Ana Maria Ramos (BRA)/Laiza da Silva (BRA) 6/3 6/3

Sofia Mendonça (BRA)/Nathaly Kurata (BRA) d. Vivian Toma (BRA)/Isabelle Karam (BRA) 6/1 6/2

 

Serviços – Copa Feminina de Tênis

ITF World Tennis Tour

Cidade: Piracicaba / SP

Data: 11 a 17 de outubro

Premiação: US$ 15.000,00

Sede: Clube Cristóvão Colombo – Endereço: Av. Prof. Alberto Vollet Sachs, 2300 – Morumbi, Piracicaba – SP

Site & Redes Sociais – Informações sobre o evento também podem ser acompanhadas pelo site (www.institutosports.com.br), Instagram (@institutosports) e Facebook (/institutosports). A hashtag oficial do evento é: #copafeminina

Todas as fotos do torneio estão disponíveis em nossa página no Flickr, faça o download: https://www.flickr.com/photos/institutosports.

Transmissão on-line ao vivo – Durante toda a semana, os jogos da quadra central têm transmissão ao vivo e gratuita na internet, pela TV Kobertura. Acesse www.tvkobertura.com e acompanhe as partidas da Copa Feminina de Tênis.

A etapa de Piracicaba da Copa Feminina de Tênis é apresentada pelo Santander Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e conta com o copatrocínio de Santander Seguros e Previdência, Farmacêutica EMS, Alupar, Taesa, Colégio Objetivo de Piracicaba, Tennis Way, Azul – Transportadora Oficial e Aberje. A etapa conta também com o apoio do Clube Cristóvão Colombo e Federação Paulista de Tênis. O evento integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour. A realização é do Instituto Sports.