Instituto Sports

Noticias

Campeão da NCAA em 2019, Leonardo Telles volta ao Brasil e recebe wild card para o IS Open


8 de outubro de 2019

Compartilhe:

Sede do IS Open São Paulo Ano VII, o Clube Paineiras do Morumby terá o seu representante no terceiro torneio mais tradicional do País. Trata-se de Leonardo Telles, que conquistou nesta temporada o título por equipes da Divisão 1 da NCAA (National Collegiate Athletic Association), a elite do tênis universitário nos Estados Unidos. Aos 23 anos, o paulista retorna ao Brasil para competir no circuito profissional como primeiro convidado do IS Open, competição chancelada pela ITF (Federação Internacional do Tênis) com US$ 15 mil de premiação e que acontece entre 14 e 20 de outubro.

Esta será a primeira competição profissional de Telles desde a penúltima edição do IS Open, realizada em 2017. Para o paulista, competir em casa será gratificante. “Agradeço ao Instituto Sports e ao Paineiras por acreditarem em mim. É sempre muito especial poder jogar no meu clube, em um torneio tão bem organizado”, afirma Telles, que concluiu em julho deste ano os estudos na área de finanças pela University of Texas at Austin. 

Nesta vinda ao Brasil após um mês de descanso para se recuperar de uma lesão nas costas, Telles explica que o seu foco está totalmente no tênis, dispensando qualquer possibilidade de seguir outra carreira. “No momento eu não consigo pensar em deixar o tênis. É o meu sonho e eu vou buscá-lo. Tenho uma excelente equipe e o apoio da minha família. Terminei a faculdade e finalmente posso me concentrar somente no tênis, este é o meu único foco. Estou pronto para encarar esse processo de muita determinação, resiliência e aprendizado”, revela.

O tenista ainda explica que possui duas bases de treinamento, a principal na Flórida com o time da Evert Tennis Academy, e outra em São Paulo. A sua equipe nos Estados Unidos apresenta importantes nomes, como o português Antonio Van Grichen, ex-treinador de Victoria Azarenka, Ana Ivanovic e Marcos Baghdatis, e o preparador físico brasileiro Cassiano Costa, que trabalhou recentemente com Monica Puig, Eugenie Bouchard e Thomaz Bellucci. Quando estiver na capital paulista, Telles terá o acompanhamento de Ludgero Braga que integra o time com trabalhos biomecânicos.

A conquista na NCAA

O feito de Leonardo Telles na principal liga universitária dos Estados Unidos acontece após exatos 50 anos de outro título brasileiro na NCAA, conquistado por Fernando Gentil com a equipe da University of Southern California. A Divisão 1 da NCAA é disputada entre 64 universidades dos Estados Unidos e apresenta John McEnroe, John Isner e os irmãos Bob e Mike Bryan entre os campeões do passado.

“Até hoje eu não consigo dimensionar muito bem esta conquista, posso dizer que ainda não caiu a ficha. Quem jogou ou acompanha sabe a dificuldade de ser campeão nacional pela NCAA. Além do ótimo nível de tênis, existem muitos fatores que estão fora do seu controle. Alcançar este título com meus colegas no meu último ano como estudante, sendo o primeiro troféu na história da faculdade, fez com que esta conquista se tornasse ainda mais especial, uma experiência incrível”, finaliza Telles, o sétimo brasileiro confirmado na chave do IS Open.

Convites

Ao longo desta semana que antecede o início do torneio no Clube Paineiras do Morumby, o Instituto Sports irá anunciar mais três wild cards para a disputa da chave principal, formada por 32 jogadores.

Galeria de Campeões – IS Open

2012 – Blaz Kavcic (ESL) – ATP Challenger

2013 – Paul Capdeville (CHI) – ATP Challenger

2013 Ed. II – Guido Pella (ARG) – ATP Challenger

2014 – Martin Cuevas (URU) – ITF World Tennis Tour

2015 – Carlos Berlocq (ARG) – ATP Challenger

2017 – Rafael Matos (BRA) – ITF World Tennis Tour

2017 Ed. II – José Pereira (BRA) – ITF World Tennis Tour

2018 – João Souza (BRA) – ITF World Tennis Tour

Lista de Inscritos – IS OPEN SÃO PAULO ANO VII

1º Bastian Malla (CHI)*

2º Camilo Ugo Carabelli (ARG)

3º Wilson Leite (BRA)

4º Matias Zukas (ARG)

5º Rafael Matos (BRA)

6º Sebastian Baez (ARG)

7º Facundo Diaz Costa (BRA)

8º Daniel Dutra Silva (BRA)

9º Juan Manuel Cerundolo (ARG)

10º Arklon Huertas Del Pino (PER)

11º Mauricio Echazu (PER)

12º Gilbert Klier Junior (BRA)

13º João Lucas Reis (BRA)

14º Facundo Juarez (ARG)

15º Conner Huertas Del Pino (PER)

16º Michel Vernier (CHI)

17° Leonardo Telles (BRA) – [WC]

*Atualizado em 8 de outubro de 2019

Serviços – IS Open São Paulo ano IV

ITF World Tennis Tour

Cidade: São Paulo/SP

Data: 14 a 20 de outubro

Premiação: US$ 15 mil

Sede: Clube Paineiras do Morumby – Av. Dr. Alberto Penteado, 605 – Morumbi, São Paulo – SP

Entrada Gratuita

Site & Redes Sociais – Informações sobre o evento também podem ser acompanhadas pelo site (www.institutosports.com.br), Instagram (@institutosports) e Facebook (facebook.com/institutosports). Compartilhe #ISOpenSP

O IS Open São Paulo Ano VII é patrocinado pela Claro, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.
 E conta com o copatrocínio de Le Club AccorHotels, Motorola, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, EY, Wappa, Tegra, Elemidia, Stella Artois, Alupar, Taesa, Gerdau e com o apoio de Granja Faria, Aberje e ZetaFlex. O evento é chancelado pela ITF World Tennis Tour, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Paulista de Tênis. A realização é do Instituto Sports.