Instituto Sports

Noticias

Sorteio define os possíveis adversários de Monteiro, Menezes e Bellucci no Challenger de Campinas


29 de setembro de 2019

Compartilhe:

Campinas, 28 de setembro de 2019 – Os confrontos entre brasileiros marcarão o início do Campeonato Internacional de Tênis, que começa nesta segunda-feira, a partir das 10h, nas quadras de saibro da Sociedade Hípica de Campinas. O sorteio da chave principal, realizado na tarde deste sábado, colocou tenistas da casa frente a frente em três jogos da primeira rodada, além de garantir outro confronto nacional na segunda fase.

Principais nomes do país inscritos no torneio de acordo com o ranking da ATP, Thiago Monteiro, João Menezes e Thomaz Bellucci são cabeças de chave. Assim, farão suas estreias já na segunda rodada e ainda não conhecem seus adversários. O que está garantido é que Menezes, cabeça 9, enfrentará outro brasileiro, visto que aguarda o vencedor do jogo entre o gaúcho Orlando Luz e o catarinense Pedro Boscardin Dias.

Luz aparece nesta semana em sua melhor colocação no ranking mundial, 322º, e é o 5º entre os brasileiros. Mesmo com 21 anos de idade, o gaúcho será o mais experiente em quadra na estreia. Boscardin, de apenas 16 anos, ainda disputa o circuito juvenil e recebeu um convite – wild card – para jogar um Challenger pela primeira vez.

A nova geração do tênis brasileiro também medirá forças na partida entre o paranaense Thiago Seyboth Wild, de 19 anos, e o campineiro Felipe Meligeni, 21. Por fim, o gaúcho Guilherme Clezar enfrentará o capixaba Jordan Correia, que treina na Espanha e jogará um torneio profissional no Brasil pela primeira vez. O vencedor terá pela frente na segunda rodada o boliviano Hugo Dellien, 82º do mundo e cabeça de chave 1.

Completam a lista de brasileiros na 9ª edição do Campeonato Internacional de Tênis: Oscar Gutierrez, Pedro Sakamoto, Matheus Pucinelli, Gilbert Klier Junior, João Lucas Reis e Rafael Matos. A programação dos jogos de segunda-feira será divulgada neste domingo, bem como as chaves de duplas e qualifying. O 3º maior torneio do Brasil distribui US$ 54 mil em premiação e tem entrada gratuita do público.

CONVITES DÃO ESPAÇO PARA A NOVA GERAÇÃO

O ATP Challenger de Campinas será uma boa oportunidade para novos nomes do Brasil buscarem pontos preciosos no ranking e experiência  na transição para o circuito profissional. Entre os contemplados com convites da organização, o brasiliense Glibert Klier Junior e o pernambucano João Lucas Reis, ambos de 19 anos, disputarão um Challenger pela primeira vez – assim como Pedro Boscardin.

Aos 18 anos, o campineiro Matheus Pucinelli jogará em casa em busca da maior vitória no circuito profissional. O mesmo vale para o gaúcho Rafael Matos, de 23 anos, que nesta temporada soma um título em três finais em Futures. O número de brasileiros na chave principal ainda pode aumentar. O baiano Natan Rodrigues, de apenas 17 anos, recebeu um convite para o qualifying e, na segunda-feira, tentará uma vaga em seu segundo torneio como profissional.

“Como único ATP Challenger do País nesta temporada, temos uma grande responsabilidade na seleção dos convites. Como em todas as oito edições do torneio, buscamos diversificar os wild cards e priorizar os jovens tenistas que tenham alcançado boas campanhas ao longo desta temporada. Este evento proporcionará grandes desafios aos mais jovens, um aprendizado que independentemente do resultado somente tem a agregar na carreira do jogador em transição”, analisa Danilo Marcelino, diretor do Campeonato Internacional de Tênis.

PRIMEIRA RODADA – ATP CHALLENGER DE CAMPINAS
[1] H. Dellien (BOL) – Bye
J. Correia (BRA) vs. G. Clezar (BRA)
B. Malla (CHI) vs. [WC] R. Matos (BRA)
[13] F. Cerundolo (ARG) – Bye

[9] J. Menezes (BRA) – Bye
O. Luz (BRA) vs. [WC] P. Boscardin Dias (BRA)
G. Elias (POR) vs. M. Cuevas (URU)
[6] S. Nagal (IND) – Bye

[4] G. Andreozzi (ARG) – Bye
P. Sakamoto (BRA) vs. P. Toledo Bague (ESP)
[WC] G. Klier Junior (BRA) vs. N. Alvarez (PER)
[15] J. Jahn (GER) – Bye

[12] J. Hernandez-Fernandez (DOM) – Bye
A. Gonzalez (COL) vs. [WC] J. Reis Da Silva (BRA)
M. Zukas (ARG) vs. J. Ficovich (ARG)
[8] F. Mena (ARG) – Bye

[7] F. Bagnis (ARG) – Bye
O. Gutierrez (BRA) vs. J. Varillas (PER)
[WC] M. Pucinelli De Almeida (BRA) vs. T. Etcheverry (ARG)
[10] A. Collarini (ARG) – Bye

[14] R. Olivo (ARG) – Bye
D. Hidalgo (ECU) vs. Qualifier
M. Hamou (FRA) vs. N. Mejia (COL)
[3] T. Monteiro (BRA) – Bye

[5] F. Coria (ARG) – Bye
F. Meligeni Rodrigues Alves (BRA) vs. T. Seyboth Wild (BRA)
G. Villanueva (ARG) vs. Qualifier
[11] A. Tabilo (CHI) – Bye

[16] T. Bellucci (BRA) – Bye
G. Olivieri (ARG) vs. C. Lindell (SWE)
C. Ugo Carabelli (ARG) vs. A. Velotti (ARG)
[2] L. Mayer (ARG) – Bye

Serviços – ATP Challenger de Campinas

ATP Challenger

Cidade: Campinas/ SP

Data: 30 de setembro a 06 de outubro

Premiação: US$ 54.160,00

Sede: Sociedade Hípica de Campinas – Endereço: Rua Buriti, s/n – Bairro das Palmeiras

Entrada Gratuita

Site & Redes Sociais – Informações sobre o evento também podem ser acompanhadas pelo site (www.institutosports.com.br), Instagram (@institutosports) e Facebook (facebook.com/institutosports). Compartilhe #CampinasATPChallenger

A partir de 30 de setembro, baixe as fotos do torneio no Flickr: www.flickr.com/institutosports

A nona edição do Campeonato Internacional de Tênis é apresentada pelo Santander e Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e conta com o copatrocínio de Le Club AccorHotels, Motorola, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Hospital Vera Cruz, Wappa, Tegra, EY, Stella Artois, Alupar, Taesa. E com o apoio de Aberje, ZetaFlex, Ultra Shine – Bola Oficial, Asics – Marca Esportiva Oficial, Elemidia, Tessaro Home & Garden, Grupo Placar e Sociedade Hípica de Campinas – Sede da Competição. O evento integra o calendário ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.