Instituto Sports

Noticias

Campeonato Internacional de Tênis apresenta Monteiro, Rogerinho, Menezes e Bellucci na chave


6 de setembro de 2019

Compartilhe:

 

Campinas, 6 de setembro de 2019 – A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) divulgou a lista de jogadores que lutarão pelo troféu do Campeonato Internacional de Tênis, entre os dias 30 de setembro e 06 de outubro. A 9ª edição do torneio segue nas quadras de saibro da Sociedade Hípica de Campinas, com entrada gratuita, e terá tenistas de 15 países na chave de simples.

O evento é o terceiro maior torneio de tênis disputado no Brasil e integra a série Challenger 80 do circuito mundial, que dá 80 pontos ao campeão no ranking da ATP e oferece premiação de US$ 54 mil. Entre os 11 brasileiros que tentarão aproveitar a chance de jogar em casa estão Thiago Monteiro, Rogério Dutra Silva, João Menezes, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, Thomaz Bellucci, Thiago Wild e Guilherme Clezar, o único  representante nacional na galeria de campeões do torneio.

Menezes, atual número 3 do Brasil e 211º do mundo, iniciou o ano na 398ª colocação e faz sua melhor temporada no circuito. O jovem de 22 anos alcançou suas duas primeiras finais de Challenger em 2019, conquistando um título no Uzbequistão, em maio, e somando um vice nos Estados Unidos, em julho.

“Quero terminar esta gira de torneios na América do Sul entre os 150 melhores do ranking, este é o meu objetivo final para 2019. Para isso, conto com uma boa participação em Campinas, uma cidade que tem um pouco de altitude, o que colabora para o meu estilo de jogo. Além disso, será prazeroso jogar perto da torcida brasileira, um apoio que fortalece a gente que está dentro da quadra”, disse Menezes, que fará a sua primeira participação no evento.

Entre os destaques internacionais, o ATP Challenger de Campinas reúne dois jogadores do top 100, como Hugo Dellien (84º) e Leonardo Mayer (95º), este ex-número 21 e campeão da Copa Davis com a Argentina. O país vizinho, vencedor de cinco troféus sobre o saibro campineiro, classificou 14 jogadores para a disputa. Outro destaque da chave principal será o português Gastão Elias, que levantou o troféu em 2017, e retornar para tentar o bicampeonato na Sociedade Hípica de Campinas.

“O torneio chega à nona edição e já é tradicional no calendário. O público, especialmente de Campinas e da região, gosta muito de tênis, sempre compareceu em grande número e aposto que não vai ser diferente neste ano. Será uma boa oportunidade para ver tanto nomes já conhecidos quanto jovens que poderão subir no ranking com boas campanhas”, explica Nelson Aerts, presidente do Instituto Sports. Além de Menezes e Wild, outros jovens brasileiros que disputarão o torneio são Felipe Meligeni Alves, Orlando Luz, ambos com 21 anos, e Jordan Correia, de 22.

MAIS JOGOS NA CHAVE PRINCIPAL

Uma novidade para o público será o número maior de jogos na chave de simples do torneio. Isto porque o Campeonato Internacional de Tênis será o primeiro Challenger disputado no Brasil com uma regra implantada pela ATP nesta temporada. A chave principal, que até 2018 era composta por 32 tenistas, agora conta com 48 – 40 jogadores classificados a partir do ranking, cinco wild cards, dois qualifiers e se necessário um special exempt*

Por outro lado, o qualificatório está menor e terá os seus dois únicos jogos realizados na segunda-feira, 30 de setembro, mesmo dia em que terá início a chave principal no saibro da Sociedade Hípica. A programação do torneio também apresentará jogos à noite, entre segunda e sexta-feira, a partir das 18h30, sempre na quadra Central João Lima.

LISTA DE INSCRITOS – CAMPEONATO INTERNACIONAL DE TÊNIS

  1. Hugo Dellien (BOL)
  2. Leonardo Mayer (ARG)
  3. Thiago Monteiro (BRA)
  4. Guido Andreozzi (ARG)
  5. Pedro Sousa (POR)
  6. Federico Coria (ARG)
  7. Facundo Bagnis (ARG)
  8. Facundo Arguello (ARG)
  9. Rogério Dutra Silva (BRA)
  10. Mario Vilella Martinez (ESP)
  11. João Menezes (BRA)
  12. Andrea Collarini (ARG)
  13. Alejandro Tabilo (CHI)
  14. Jose Hernandez-Fernandez (DOM)
  15. Thomaz Bellucci (BRA)
  16. Facundo Mena (ARG)
  17. Renzo Olivo (ARG)
  18. Jeremy Jahn (ALE)
  19. Thiago Seyboth Wild (BRA)
  20. Juan Pablo Ficovich (ARG)
  21. Christian Lindell (SUE)
  22. Gastão Elias (POR)
  23. Pedro Sakamoto (BRA)
  24. Felipe Meligeni Alves (BRA)
  25. Orlando Luz (BRA)
  26. Guilherme Clezar (BRA)
  27. Gonzalo Villanueva (ARG)
  28. Martin Cuevas (URU)
  29. Hernan Casanova (ARG)
  30. Nicolas Alvarez (PER)
  31. Pol Toledo Bague (ESP)
  32. Jordi Arconada (EUA)
  33. Jurgen Zoppi (EST)
  34. Agustin Velotti (ARG)
  35. Julian Ocleppo (ITA)
  36. Diego Hidalgo (EQU)
  37. Jordan Correia (BRA)
  38. Camilo Carabelli (ARG)
  39. Oscar Gutierrez (BRA)
  40. Matias Zukas (ARG)

QUADRO DE CAMPEÕES – ATP CHALLENGER DE CAMPINAS

2018: Christian Garin (CHI)

2017: Gastão Elias (POR)

2016: Facundo Bagnis (ARG)

2015: Facundo Arguello (ARG)

2014: Diego Schwartzman (ARG)

2013: Guilherme Clezar (BRA)

2012: Guido Pella (ARG)

2011: Maximo Gonzalez (ARG)

 

*Special Exempt: regra do tênis que concede o direito de um jogador disputar uma competição sem passar pelo quali, desde que esteja disputando a semi ou final de um torneio de maior ou igual importância na semana anterior.

Serviços – Campeonato Internacional de Tênis

ATP Challenger

Cidade: Campinas/ SP

Data: 29 de setembro a 06 de outubro

Premiação: US$ 54 mil

Sede: Sociedade Hípica de Campinas – Endereço: Rua Buriti, s/n – Bairro das Palmeiras

Entrada Gratuita

Site & Redes Sociais – Informações sobre o evento também podem ser acompanhadas pelo site (www.institutosports.com.br), Instagram (@institutosports) e Facebook (facebook.com/institutosports). Compartilhe #CampinasATPChallenger

Baixe as fotos do torneio no Flickr: www.flickr.com/institutosports

Mais informações:

Equipe de Comunicação – Instituto Sports

Whatsapp: (11) 9.8468-7105

imprensa@institutosports.com.br

renjusti@gmail.com