13 de janeiro de 2016
Em lista divulgada pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) nesta semana, a Vivo Tennis Cup, torneio da série ATP Challenger Tour com US$ 50 mil em premiação, no Rio de Janeiro, apresentará importantes nomes do circuito mundial entre 16 e 24 de janeiro. A lista, composta neste momento por 22 nomes – restando vagas para wild cards (convidados) e tenistas classificados pelo qualifying – fechou com o seu último classificado na posição de número 250 do ranking, o que torna a Vivo Tennis Cup um dos ATPs Challenger mais fortes do País nos últimos anos.
Entre os representantes nacionais, a torcida brasileira poderá apoiar cinco dos seis tenistas mais bem ranqueados na ATP: Rogério Dutra Silva, João Souza, o Feijão, André Ghem, Guilherme Clezar e José Pereira. Radicado no Rio, Feijão tem grandes expectativas para a competição que acontece com entrada gratuita no Clube Marapendi, localizado na Barra da Tijuca e sede de três confrontos da Copa Davis.
“Oportunidade muito boa e é excelente termos mais torneios no Brasil. A realização da Vivo Tennis Cup neste período do calendário nos ajuda na busca por pontos, ainda mais porque temos uma boa série de torneios na Argentina e Colômbia em sequência. Além disso, será no Rio, uma cidade que me sinto em casa”, disse Feijão, que revela suas maiores metas para a temporada 2016: “Disputar as Olimpíadas e recuperar meu espaço entre os 100 melhores tenistas do mundo”.
Com uma forte chave, a Vivo Tennis Cup trará destaques internacionais, como os argentinos Carlos Berlocq, um dos maiores campeões no circuito Challenger no mundo e figura constante nas convocações da Argentina na Copa Davis, e Horacio Zeballos, um dos três tenistas que tiveram a façanha de vencer Rafael Nadal em uma decisão no saibro (Viña del Mar/2013, quando o espanhol retornava de lesão).
Além deles, o experiente Filippo Volandri, que já ocupou a 25ª posição no ranking mundial, será outro atrativo para o público. O italiano ostenta no currículo um dado raro no circuito. Ele derrotou todos os integrantes do “Quarteto Fantástico”, composto por Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray.
A chave da Vivo Tennis Cup apresentará tenistas de no mínimo 10 países diferentes: Argentina, Áustria, Brasil, Equador, Eslováquia, Espanha, Itália, Portugal, República Dominicana e Suécia.
Desafio de Campeões Vivo com SporTV
No dia da grande final da Vivo Tennis Cup, dois grandes nomes do passado recente do tênis brasileiro abrem a programação do domingo (24/1) a partir das 10h. Ricardo Mello encara Thiago Alves em exibição aberta ao público. Tanto a final de simples do ATP Challenger do Rio, como o Desafio de Campeões Vivo terão transmissão ao vivo do SporTV 3.
—
LISTA DE INSCRITOS – VIVO TENNIS CUP
Carlos Berlocq (ARG) – 111ª posição*
Horacio Zeballos (ARG) – 124ª
Rogério Dutra Silva (BRA) – 125ª
Roberto Carballes Baena (ESP) – 131ª
Gastão Elias (POR) – 133ª
Facundo Arguello (ARG) – 137ª
Facundo Bagnis (ARG) – 140ª
João Souza (BRA) – 142ª
Andrej Martin (ESQ) – 146ª
Maximo Gonzalez (ARG) – 147ª
André Ghem (BRA) – 149ª
Gerald Melzer (AUT) – 166ª
Guilherme Clezar (BRA) – 175ª
Nicolas Kicker (ARG) – 179ª
Filippo Volandri (ITA) – 192ª
Giovanni Lapentti (EQU) – 210ª
Christian Lindell (SUE) – 213ª
Pere Riba (ESP) – 219ª
Pedro Cachin (ARG) – 233ª
Ricardo Bellotti (ITA) – 242ª
Jose Hernandez Fernandez (DOM) – 244ª
Jose Pereira (BRA) – 250ª
*Ranking: 4 de janeiro de 2016.
—
A Vivo Tennis Cup é patrocinada pela Vivo Através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e tem o copatrocínio da Estácio, Stella Artois, Furnas e AON. O torneio tem apoio de SporTV, Hotel Transamérica Prime Barra, Clube Marapendi e ATP Challenger Tour. A realização é do Instituto Sports.
VIVO TENNIS CUP
ATP Challenger – US$ 50 mil
Período: de 16 a 24 de janeiro de 2016
Local: Clube Marapendi
Endereço: Avenida das Américas, 3979 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
Entrada Gratuita